sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Que venha 2010!

E já que recuperei meu blog pessoal, acho que esse 1 de janeiro também é um bom momento para recuperar o blog do Movimento Gay de Campinas.

Não que o Movimento tenha ficado estagnado, como o blog - longe disso. Aliás, longe disso, meeesmo! O Movimento Gay de Campinas fechou o ano sendo destaque em toda a mídia nacional, por conta da criação da Escola Jovem LGBT, a primeira do gênero no pais. Mais uma grande sacada, claro, do GRUPO E-JOVEM.

No mais, analisando meu último post, foi legal ver que muito dos projetos para 2009 foram realizados com sucesso:

* Retomamos os encontros semanais de adolescentes e jovens em Campinas, todos os domingos. Não conseguimos publicar um fanzine a cada dois meses, mas lançamos o primeiro - e devemos lançar outros esse ano. Essa galerinha que participou dos encontros foi capacitada em saúde, sexualidade e direitos humanos e tornou-se a primeira turma de Agentes Jovens de Saúde LGBT formadas pelo movimento. São 31 jovens, que agora formarão outra turma, e assim por diante...

* Também foi criado em Campinas o Fórum Paulista da Juventude LGBT, uma associação de jovens de várias cidades do estado, que trocam experiênciaz sobre a vivência LGBT em suas cidades e tratam juntos dos problemas que os afligem em SP. Quem apoia os encontros mensais é o GRUPO E-JOVEM, dentro do seu projeto de formação de Agentes Jovens (parte dos Agentes é de outras cidades).


* Realizamos a Parada LGBT de Campinas, sem apoio dos demais grupos, mas como uma grande coalização entre juventude, empresários da noite, drag queens, Prefeitura e gente da comunidade. Tivemos até um Trio da Juventude. Foi MARA! Provamos que juntos somos mais fortes e que ninguém detém o monopólio da Parada...

* Aproveitando que a Parada este ano estava na mão da juventude, criamos mais um evento dentro do Mês da Diversidade, a Big Juice Party: um show de drags e novos talentos adolescentes, na praça do Sucão. Foi um sucesso, mais de 2.000 participantes, na véspera da Parada.

* O sucesso da Big Juice nos animou a voltar a pensar num antigo sonho: matinês vespertinas em alguma boate para jovens gays. E deu certo: em parceria com o empresário Marcos Rainha e a boate Lust, surgiu a Rainbow, a primeira matinê LGBTeen da região. Hoje comandada pela DJ Paula, atende pelo nome de The Boy Club e é aberta para meninos e meninas a partir dos 14 anos. A apresentadora exclusiva, desde os tempos da Rainbow, é nossa amada, isolatrada, salve salve Lohren Beauty.

* Quando tudo parecia terminar bem, no finalzinho do ano, quase uma surpresa: na Conferência Municipal de Cultura, tentaram tirar a Parada LGBT do calendário da cidade. Mais uma vez, graças à intervenção do GRUPO E-JOVEM, que era o único presente à Conferência, conseguimos não só reverter a situação e calar os reacionários, como conseguimos que a cidade se comprometesse - financeiramente até! - com a Parada, todos os demais eventos do Mês da Diversidade, e ainda em apoiar eventos de apoio e valorização da Cultura LGBT pelos bairros de Campinas. Arrasamos!


* E finalmente, ao apagar das luzes de 2009, fechamos parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de SP para a criação da Escola Jovem LGBT, um investimento de mais de 100 mil dólares também nesse espírito, de valorização e divulgação da Cultura LGBT. Você pode saber mais sobre a repercussão da criação da Escola Jovem googlando "Escola Jovem LGBT"... Fazendo isso, fica fácil perceber que eu serei o futuro Diretor da Escola.. rsrs!

E olha que pulei muita coisa ainda! Nos reunimos com a prefeitura no início do ano para conversar sobre a criação da Coordenadoria LGBT e do Plano Municipal LGBT, realizamos a Conferência Livre de Segurança Pública & Juventude LGBT (que mandou propostas para Brasília - que foram aprovadas! - e um vídeo que foi premiado entre os 10 melhores do país), participamos da Conferência Nacional de Educação e da Conferência Nacional de Comunicação, fomos eleitos para o Conselho Nacional de Juventude (e reeleitos agora no final do ano), realizamos várias atividades, comemorando o Mês da Visibilidade Lésbicas e outras datas etc.

E, no meio disso tudo, chega 2010! Pra dar um descanso, talvez... NOT!! Agora que o negócio tá pegando fogo, descansar PRA QUÊ?? O bicho vai pegar esse ano... =D

Feliz Ano 10!!

Nenhum comentário: