segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Juventude Gay & Segurança Pública

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo E-jovem promoveu discussões sobre a violência que assola a juventude LGBT em Campinas. Somente em julho, duas graves agressões a membros da nossa comunidade - fora as diárias violências do dia a dia...

Veja a que ponto chegou a coisa: Na sexta-feira, dia 23, para lembrar dos 5 anos do enforcamento daqueles dois adolescentes gays no Irã e o primeiro mês damorte do Alexandre Ivo, do Rio de Janeiro, jovens do E-CAMP realizaram uma manifestação em frente à Catedral Metropolitana, em homenagem ao jovem Jhonatan Prado, agredido violentamente na cabeça por um funcionário de bar.

E-CAMP reunido em frente à Catedral
no mesmo dia da morte de Camille

"Enquanto estamos aqui, lutando pelos nossos direitos, alguém pode estar sendo espancado e morto em outro ponto da cidade," disse Max Rodrigues, presidente do E-CAMP, em uma de suas falas.

Nesse mesmo dia e horário (20h), não muito longe dali, a travesti Cotonete estava sendo espancada a pauladas.

Isso é MAIS do que uma trágica coincidência. É sinal de que o Estado virou as costas MESMO pras gay - e que as gay estão abraçando essa "marginalidade" e adotando comportamentos cada vez mais vulneráveis. Quem aqui não conhece jovens que passam as noites nas ruas, saem com qualquer um pra encontros fortuitos no meio do mato, em carros desconhecidos. É pura sorte não termos tido mais mortos na cidade.

Galera E-jovem em ação:
debatendo a violência contra a juventude LGBT

Ontem, domingo, os meninos e meninas do E-CAMP conversaram sobre isso. Sobre esse risco, a parcela da sociedade, e que podemos fazer nós,comunidade, a respeito. Antigas ideias foram revisitadas, novas propostas foram levantadas e - principalmente - algumas ações concretas foram debatidas.

O que achei muito bom.

O que saiu de concreto:
  • O E-CAMP vai se reunir dia 6, às18h, em sua sede, para pensar numa manifestação de luto pela Cotonete;
  • No dia 7, sábado, às 10h, começam aulas de Defesa Pessoal LGBT, na Escola Jovem LGBT;
  • No dia 13, sexta, às 20h, vamos apresentar nossas propostas na praça do Sucão, pra meninada LGBT. Nesse dia vamos aproveitar pra convidar candidatos que queiram apoiar as gay pra assinar embaixo das nossas demandas.
É isso aí!! Se a gente não for pela gente, quem será por nós??

Beijo do Deco =]

Nenhum comentário: